Contactos

Contacto: Rossana / Odir
Rua Cônego Tobias
RJ - Rio De Janeiro

Telefone: 2130937721
21969881941
Afixo: BELLA VETTRI

Raças Criadas

"SAÚDE"

23/7/14

"SAÚDE"

Manter a saúde de seu Shih Tzu em ordem geralmente não é das tarefas mais difíceis. Entretanto requer a atenção a alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença no dia a dia. Abaixo vamos elencar alguns problemas mais comuns e pontos de atenção constante.
Olhos

Podemos dizer que os olhos são o que requer maior atenção nos Shih Tzus. Primeiramente podemos citar a Atrofia Progressiva da Retina. Essa doença é hereditária e, infelizmente, leva a cegueira do animal. Os animais apresentam os primeiros sintomas ainda jovens, com aproximadamente 4 anos e não há tratamento. Caso esses animais façam parte de programas de criação, devem ser retirados do mesmo. Eventualmente os filhotes gerados devem ser monitorados para que o problema não seja mais repassado.

O segundo problema que ocorre nos olhos é a Conjuntivite. Ela pode ter várias causas, bacteriológica, por trauma, vírus, etc. A maior inscidência desse problema dá-se pela característica de seus olhos ficarem muito expostos. Uma forma de identificar esse problema é o constante piscar, olhos úmidos e a conjuntiva avermelhada. Também não é incomum um forte sensibilidade a luz. O tratamento geralmente é mais tranquilo, mas deve-se levá-lo para uma avaliação o quanto antes, pois a evolução pode gerar úlceras na córnea. A prevenção se dá mantendo os olhos limpos e evitando contato com produtos químicos ou cuidar com possíveis traumas de impacto.
Dermatites ou Hot Spots

Aqui pode residir uma fonte de dor de cabeça para os donos. Problemas com a pele dos shih tzus podem ser simples, como eventuais reações alérgicas localizadas, ou podem ser bem problemáticas, no caso de infecções generalizadas na pele.

O grande desafio é identificar o agente causador do problema. Vários suspeitos podem ser elencados: alergias a picadas de insetos, carrapatos, alimentos, produtos químicos, problemas hormonais.

Até o agende causador ser identificado e, eventualmente eliminado, os problemas podem se tornar recorrentes. Nesses casos o tratamento somente se dá nos sintomas, evitando que infecções secundárias se instalem ou alastrem.

Uma forma genéria de evitar problemas de pele envolvem alimentação balanceada, escovação regular, banhos bem dados, locais onde eles vivem serem limpos com produtos quimicos adequados, anti pulgas e carrapaticidas em dia.
Otites

Um dos problemas mais comuns que acometem os Shih Tzus. Geralmente ocosionado pela infriltação de água no ouvido durante o banho, o que acaba propciando o desenvolvimento de fungos ou bactérias no canal auditivo. Mas podem ter outras causas, como ácaros ou acúmulo de cera.

A percepção geralmente se dá pela coceira recorrente do animal ou quando ele chacoalha muito a cabeça. Em alguns casos mais graves chegam a apresentar algum desiquilíbrio, mau cheiro no ouvido, apatia e até mesmo febre.

O tratamento pode ser longo, mas tão logo seja iniciado a melhora tende a ser sentida logo. Assim como os problemas de pele, caso aparecem, eles podem se tornar recorrentes se a causa não for descoberta.
Trocas de Ração

Não é incomum que, após uma troca de ração, o Shih Tzu acabe com alguns problemas, principalmente diarréia. Em alguns outros casos, devido a novidade, o shih tzu acaba vomitando, pois consome em demasiado a ração.

Em alguns casos essa troca pode gerar até mesmo uma infecção, geralmente percebida com a diarréia, fezes extremamente mau cheirosas, febre e apatia. Esses sintomas levam o shih tzu a uma rápida perda de peso.

A melhor forma de evitar esses problemas é através de uma troca de ração gradual. A maioria das rações possuem instruções nas embalagens de como proceder. Mas geralmente envolve incrementar 25% da dose da nova ração a cada 3 dias. Dessa forma, em 9 dias o cão consome somente a ração nova.
Doenças Infecto-Contagiosas

Bem, esses problemas ainda são muito comuns, mesmo hoje em dia, com muita informação disponível para todos e com vacinas para prevenir. Muitos filhotes e mesmo adultos morrem devido a falta de vacinação.

Essas doenças acometem na grande maioria filhotes e, principalmente oriundos de feiras de filhotes.

Os primeiros sintomas aparecem logo na chegada do filhote na nova casa e envolvem diarréia, apatia, falta de alimentação, etc. Filhote deve ser ativo e alegre e estar com as funções fisiológicas em ordem. Qualquer alteração estranha deve ser motivo para uma verificação com o veterinário.

A melhor forma de prevenção é a vacinação. No caso de compradores, procure por canis que sejam idôneos, não entregam filhotes antes da primeira vacina e não levam para feiras.

Em caso de contágio, os prognósticos geralmene não são bons. Há uma alta taxa de mortalidade após as doenças se instalarem e, em vários casos, mesmo se o filhote for salvo, sequelas podem ser consequencias duras para a vida toda.