Contactos

Contacto: Rossana / Odir
Rua Cônego Tobias
RJ - Rio De Janeiro

Telefone: 2130937721
21969881941
Afixo: BELLA VETTRI

Raças Criadas

"HÁBITOS"

23/7/14

"HÁBITOS"

O Shih Tzu é uma raça extremamente amável e alegre, sem ser inoportuna. Se relaciona muito bem com pessoas de qualquer idade, assim como gatos e outros cães.

É independente o suficiente para ficar sozinho por um período de tempo longo sem causar maiores problemas, mas quando está na presença de seus donos, gosta de ficar bem próximo.

Exige um certo grau de exercícios para que não se torne destruidor ou até mesmo venha a ter problemas de saúde.
Chegando em casa

Quando um novo filhote chega em casa, é normal que ele fique um pouco mais assustado no início. Entretanto é fundamental que nos primeiros dias você não force muito, deixe-o mais à vontade que logo, logo ele estará adaptado.

Alguns podem chorar a noite caso se sintam sozinhos. Esse comportamento tende a ser mais frequente quanto mais novo ele for. Algumas soluções podem dar resultado, deixar algo com o cheiro da mãe, deixar um tv ou rádio ligado ou deixá-lo dormir com você.
Companhia

Geralmente sabem se adaptar às necessidades de seus donos. Caso ele conviva com crianças, poderá acompanhá-las sem dificuldades e com segurança. Se conviver com pessoas mais idosas, sabe ser gentil e afetuoso, respeitando os limites impostos.

Não é ranzinza como outras raças e está sempre disposto. Nos momentos em que se cansa, sabe retirar-se para fazer uma pausa.
Aprendizagem

Eles tem a habilidade de conseguirem compreender rapidamente a dinâmica da casa e facilmente compreendem seus limites. Entretanto esses devem ser claros. Mudanças constantes nas permissões poderão confundí-lo.

Eles conseguem aprender rapidamente a fazer suas necessidades no local correto. você pode optar por um tapete higiênico ou jornal mesmo.

Uma forma de ensinar é, logo após a alimentação, deixá-lo em uma área forrada com jornal. Deixe-o lá até que ele faça as necessidades. Recompense-o sempre que fizer no local certo. Com o tempo vá diminuindo o tamanho da área até o tamanho que você deseja que seja usado. Uma dica é nunca deixar próximo ao local onde ele se alimenta.

Para qualquer comportamento desejado, recompense-o. E para cada comportamento indesejado, repreenda-o. Um "tchh" e postura impositiva devem ser o suficiente para passar a mensagem.
Medo

Alguns Shih Tzus podem apresentar um comportamento excessivamente tímido ou assustado. Em muitos casos, esse comportamento é resultado de uma má socialização, reforço errado de seus donos, um trauma passado, herança genética ou um adestramento errado.

Não é incomum que quando esse comportamento é apresentado, o dono consolá-lo, dizendo que está tudo bem e fazendo carinho. Essa é a pior ação a ser feita, pois reforça o comportamento indesejado. O melhor seria ignorá-lo ou falar normalmente como ele, quase como repreendendo.

O processo para dar confiança a ele novamente pode envolve uma série de pequenos passos e exige um bom conhecimento de toda a família para estimulá-lo a enfrentar seus medos de forma natural. Será fundamental detectar o que gera o medo nele e combatê-lo de forma a restaurar a confiança necessária para um convívio tranqüilo.
Brinquedos

Shih Tzus adoram ter seus tesouros. Adoram brinquedos e eles são a melhor válvula de escape principalmente quando estão sozinhos. Tendo brinquedos interessantes.

Não é incomum eles organizarem seus brinquedos em caminhas ou outros locais onde ficam.

Sem brinquedos apropriados eles irão encontrar alguma coisa para morderem e brincarem e provavelmenete você não irá gostar do que eles encontrarão (móveis, roupas, sapatos,...). Se eles tiverem brinquedos suficientes e mesmo assim desejarem algo que não devam brincar, repreenda-os, caso contrário eles farão novamente.
Outros cães

Shih Tzus costumam conviver muito bem com outros cães da mesma raça ou de raças diferentes.

Quando a convivência se torna harmônica, eles são ótimos companheiros, inclusive entre eles. Entretanto, em alguns casos, podem aumentar a incidência de latidos, pois depois que um começa, eles tendem a "conversar" bastante.

Se torna fundamental que o dono tenha sempre em mente que, por se tratar de uma matilha, ele seja o alfa e sempre se imponha perante toda a mantilha. Casos de problemas de relacionamento ocorrem, mas são raros.

— em Canil Bella Vettri